Melhores práticas para os profissionais de festas infantis

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por Cristina Buchain

A conduta em relação ao seu cliente vai atribuir credibilidade, valor ao seu trabalho e diferenciação da concorrência. Confira a seguir dicas de boas práticas:

1.     No primeiro contato com a/o cliente escute com atenção e faça perguntas. Permita-se ouvir histórias, casos e pedidos. Elabore um briefing da festa com as informações levantadas. Quanto mais você ouvir, melhor será o briefing. Valide o briefing anteriormente, enviando por e-mail ou formalizando de algum outro modo;

2.     Desde o primeiro contato, seja transparente e defina o que faz e o que não faz parte do seu trabalho, para não deixar  dúvidas sobre o que a/o cliente pode esperar e para que possam programar-se em relação aos gastos de sua festa;

3.     Cuide do dinheiro da/o seu cliente com atenção. Economize onde você puder e invista bem. Essa conduta além de ser justa e honesta, irá agregar valor ao seu trabalho;

4.     Preste contas com o cliente e entregue tudo o que foi comprado e não foi totalmente consumido durante a festa, como docinhos, lembrancinhas, bebidas, se isso for parte integrante de seu escopo;

5.     Pratique reciclagem sempre que possível. Reutilize embalagens, fitas e tudo aquilo, em bom estado, que puder ser reaproveitado para minimizar gastos;

6.     Entre em contato com o cliente após a festa para avaliar a satisfação dele, discutindo os aspectos positivos e negativos. Um thanks note ou um mimo sempre é bem-vindo, procure algo que simbolize sua empresa e presenteie;

7.     Não tenha receio de pedir desculpas. Isso não está fora de moda! E procure ressarcir algum possível erro;

8.     Quando for necessário, diga não ao seu cliente. O sim inadequado pode comprometer a qualidade do seu trabalho.

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